Você convive com CRIANÇAS?

Filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos... alunos... Já pensou em suprir junto a eles a grande lacuna na educação brasileira, ensinando-lhes valores como ética, integridade, respeito, honestidade, não violência, etc.?

Então, este blog foi feito para você.


*****


sábado, 12 de dezembro de 2015

CONTO - HUMILDADE


Ao longo da história da Terra, sempre existiram pessoas extraordinárias que podem ser chamadas de mestres, porque trouxeram sábios ensinamentos ao ser humano.

Muitas das grandes religiões nasceram dos ensinamentos desses sábios: dos ensinamentos de Jesus, nasceu o Cristianismo; o profeta Maomé criou o islamismo; dos ensinos de Buda, surgiu o Budismo e assim por diante. Mas todos eles ensinaram que o amor e a humildade são fundamentais para a evolução espiritual dos seres humanos.
Jesus, em certa ocasião, disse assim: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e tereis paz para as vossas almas”.
Observem que lindo é alguém tão elevado como Jesus dizer que é manso e humilde de coração!
O problema é que geralmente confundimos as coisas. Muitos entendem que humildade é pobreza ou ignorância, ou que ser humilde é andar mal vestido, de cabeça baixa, é dizer “sim, senhor” ou “sim, senhora” para tudo, sem apresentar opinião própria.
A humildade não é isso. Nós podemos ter consciência dos nossos valores, tanto materiais quanto espirituais, mas não precisamos ficar exibindo esses valores para os outros verem e nos admirarem. É aí que está o orgulho.
A humildade é simplesmente o contrário do orgulho. A pessoa que é humilde nunca age com arrogância; não se orgulha do que é, do que possui, nem da sua condição social.
A humildade é um dos maiores valores do ser humano. Quem é humilde sempre agradece à vida e a todos que o têm ajudado em seus aprendizados e em suas aquisições.
Quem de vocês acha que é humilde?

O facilitador deve incentivar respostas e socializá-las, procurando mostrar que as palavras humilde e humildade têm sido entendidas de forma errada.

Mariazinha, a garota da qual temos falado em nossos encontros, era bastante orgulhosa. Como era muito bonita e, talvez pelo fato de sempre se olhando no espelho, acabou valorizando por demais sua beleza. Passou, então, a só fazer amizade com quem fosse bonito. Se fosse feio, nem se aproximava.
Certo dia seu pai, seu Geraldo, comentando esse fato com a esposa, dona Ilka, disse:
Nós precisamos fazer alguma coisa. A Mariazinha não pode continuar assim, desprezando quem não é bonito.
Mas isso é da natureza dela – respondeu dona Ilka.
Seu Geraldo pensou um pouco e disse:
Mesmo que seja. A natureza pode ser melhorada, e, quando percebemos que estamos contrariando as leis universais do amor e da justiça, precisamos corrigir isso.
Eu não sei o que fazer – disse dona Ilka. – Já conversei com ela, mas não adiantou.
Alguns dias se passaram depois dessa conversa, quando seu Geraldo chegou em casa trazendo um cachorrinho e foi logo chamando:
Mariazinha, veja o que eu trouxe para você.
A menina chegou correndo, feliz, porque ia ganhar um presente, mas ficou decepcionada quando viu o Pedrito. Era um cãozinho vira-lata, feio como só ele. A cor era meio indefinida, parecendo cor de pedra, daí o nome Pedrito.
O animalzinho, já acostumado a sentir o desprezo das pessoas por causa da sua feiura, não se importou com a recepção que teve e foi logo se aproximando de Mariazinha fazendo-lhe festas.
A menina gostou daquele gesto e acabou achando o bichinho simpático, mas sair a passear com ele... nem pensar. Não iria sair por ai a exibir um bicho feio como aquele.
Alguns meses mais tarde, ao sair para ir à escola, o cachorro de um vizinho, um animal muito feroz, havia fugido e, ao ver a menina, avançou sobre ela. A garota procurava se defender como podia, colocando a mochila entre ela e os dentes do animal. Pedrito imediatamente pulou o muro e correu para defendê-la. Partiu para cima do outro, latindo e mordendo o quanto podia. Com isso o cão do vizinho largou a menina e engalfinhou-se com Pedrito. Como tinha o dobro do seu tamanho, o cão feroz acabou logo a briga, deixando Pedrito muito ferido.
A mãe correu em direção a Pedrito, levou o cãozinho para dentro da casa e foi buscar um veterinário.
Mariazinha sentiu um nó na garganta ao ver Pedrito todo ferido, gemendo baixinho. Mas o que mais doía era saber que o animalzinho que ela desprezara por causa da sua feiura estava agora sofrendo por causa dela. Ele, sim, tivera um gesto nobre, salvando-a, talvez até à custa da própria vida.
Ah, não deu para aguentar... Mariazinha caiu de joelhos, num pranto desesperado, pedindo a Deus para salvar o bichinho. Em seguida, alisando carinhosamente o animal e com lágrimas nos olhos, pedia-lhe perdão por tê-lo desprezado, prometendo que nunca mais iria rejeitar quem quer que fosse por causa da sua aparência.
Felizmente Pedrito conseguiu sobreviver, embora tenha ficado mancando, mas Mariazinha, que agora saía todos os dias com ele a passear, tinha muito cuidado para que não se cansasse, tratava-o com todo carinho e dedicação.

  O facilitador deve incentivar os presentes a se manifestarem sobre os assuntos que foram tratados e conduzir a conversa para uma salutar troca de ideias.

Exercício de relaxamento e prece.
Vamos agora relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para harmonizar os ritmos internos.... (vinte segundos)
Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha... (cinco segundos)
Aqui se pode sentir a paz das alturas, as carícias da brisa ao longo do corpo e a presença grandiosa da natureza... (cinco segundo)
Cada um de nós vai procurar sentir esta paz em todo o seu ser... (três segundos), paz em seu coração... (três segundos), paz em sua mente... (três segundos), paz em todo o seu corpo... (cinco segundos)
Agora que estamos assim, tão em paz, vamos envolver nosso planeta e toda a humanidade nesse sentimento.
Vamos dizer mentalmente, mas procurando sentir o que dizemos: Terra em paz... (cinco segundos), Terra em paz... (cinco segundos), Terra em paz... (dez segundos)
Vamos aproveitar este momento para uma prece:
“Pai nosso que estás no céu e em toda parte, pedimos que abençoe nossas vidas; que nos ajude a viver de acordo com tuas leis; a sermos fraternos e honestos, a não sentirmos ódio, nem ficarmos guardando mágoas.
Pedimos tua benção também para o nosso planeta Terra.
Abençoa a natureza, as florestas, os rios e os animais.
Abençoa os mares e tudo que neles vive.
Ajuda o ser humano a entender que precisa cuidar dos animais, da água, das florestas e do ar; que precisa ser mais pacífico, menos egoísta e mais solidário. Assim seja.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão...serão muito bem vindos.