Você convive com CRIANÇAS?

Filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos... alunos... Já pensou em suprir junto a eles a grande lacuna na educação brasileira, ensinando-lhes valores como ética, integridade, respeito, honestidade, não violência, etc.?

Então, este blog foi feito para você.


*****


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

CONSCIÊNCIA PESADA

(PARA SER LIDO PELO FACILITADOR, interagindo com os presentes, conforme orientações em itálico.)


Geraldino era um garotinho muito feliz, até que lhe nasceu um irmãozinho, o Tiago. 
Antes de Tiago nascer, Geraldino era filho único. Seus pais compravam presentes para ele, quando o dinheiro dava, e o levavam à praia, ao circo e a muitos outros passeios que ele adorava, mas, depois que nasceu o irmãozinho, adeus passeios e brinquedos, porque o dinheiro só dava para as despesas com o bebê.
Como se fosse pouco, a mãe não tinha mais tempo para ele, pois precisava cuidar de Tiaguinho, que dava muito trabalho.
Geraldino percebia também que ninguém mais ligava para ele. Quando vinham visitas, todas as atenções eram para o bebê... e os presentes também.
Geraldino ia pensando nessas coisas ao voltar da escola, sentindo-se abandonado e infeliz, mas, além de ter esses sentimentos, percebeu que estava ficando com raiva do irmão... com muita raiva. Não conseguia entender por que a vida lhe armara essa situação.
Certo dia, Tiaguinho amanheceu com febre; vomitava muito, deixando os pais bastante preocupados, e Geraldino começou a pensar que, se o irmão morresse, as coisas voltariam a ser como antes.
Geraldino sabia que esse era um pensamento péssimo, horrível mesmo, mas não conseguia tirar essa ideia da cabeça.
Naquela noite teve um sonho: ia andando por um lugar deserto e muito escuro. Estava com muito medo. De repente começou a ouvir gritos estranhos, não sabia de onde vinham. Tentou fugir, mas não conseguia sair do lugar, era como se estivesse colado ao chão.
O medo lhe ia crescendo mais e mais. Quis gritar, pedindo socorro, mas a voz não se formava em sua garganta. Estava horrorizado, apavorado.
De repente, lembrou-se do que lhe dissera a mãe, certa vez: “Meu filho, se alguma vez você estiver numa situação muito difícil, lembra de pedir ajuda a Deus. Ele sempre nos socorre nos momentos de aflição”.
Mas, como poderia ele pedir ajuda a Deus, se estava desejando a morte do próprio irmão?
Sentia-se um criminoso, sem perdão. Mas o medo era tamanho que se ajoelhou no chão, fechou os olhos e pediu:
– Meu Deus, me perdoa... me perdoa... e me ajuda...
Ficou assim, por algum tempo, chorando e pedindo perdão e ajuda. De repente percebeu que estava mais calmo. Abriu os olhos e viu que havia uma suave claridade no ambiente e um jovem olhava para ele com expressão de pena.
– Olá, Geraldino, – foi dizendo o rapaz. – Viu só no que deram seus maus pensamentos?
– Como sabe meu nome? – perguntou, assustado.
– Não se preocupe com isso, garoto. Preocupe-se consigo mesmo e com os maus pensamentos que você vem nutrindo.
Geraldino ficou ainda mais assustado. Como é que aquele estranho poderia saber sobre seus pensamentos?
Sem se importar com sua reação, o jovem continuou:
– Sabe o que foi que produziu toda essa escuridão? Foi a sua consciência, os pensamentos maus que você fez com relação a seu irmãozinho. Sabia que cada pensamento ruim que você desenvolve representa mais um pontinho escuro na sua consciência? Pois é isso. Desde que o Tiaguinho nasceu, você já criou tantos pontinhos escuros em sua consciência que acabou ficando no escuro.
Geraldino estava atônito. Muito preocupado, perguntou:
– Que é que eu posso fazer para sair dessa sombra, desse escuro?
– É fácil. Todo pensamento bom, todo sentimento de amor e toda boa ação que praticamos representa um pontinho de luz em nossa consciência.
O jovem sorriu de novo e se afastou rapidamente, deixando Geraldino novamente sozinho. Mas dessa vez ele não estava mais com medo. Agora sabia como deveria proceder. Não queria mais ter a consciência na escuridão.
Estava tão entretido com seus pensamentos que custou a perceber que já estava acordado e que tudo não passara de um sonho mau... Um sonho mau? Não, claro que não. Foi um sonho muito bom porque fez com que ele percebesse o mal que estava fazendo a si mesmo.
Levantou-se, foi até o berço de Tiaguinho e ficou um tempão olhando para ele. Parecia um anjinho dormindo... Era seu irmão e estava doente. Será que iria morrer?
Essa pergunta machucou a alma de Geraldino. Agora não queria mais que o irmãozinho morresse. Queria que ele vivesse e crescesse logo para poderem brincar juntos.
Ajoelhou-se ao lado do berço e fez a prece mais sentida de sua vida, pedindo a Deus para curar Tiaguinho.
Sua prece foi tão sincera e fervorosa que conseguiu apagar quase todos os pontos escuros que criara em sua consciência com seus maus pensamentos e sentimentos.
No dia seguinte, Tiaguinho amanheceu sem febre e parecia estar muito bem.
A partir desse dia, Geraldino mudou muito. Passou a ser mais afetuoso, mais fraterno, e a ter muito cuidado para não agir em desacordo com a Grande Lei.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão...serão muito bem vindos.