Você convive com CRIANÇAS?

Filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos... alunos... Já pensou em suprir junto a eles a grande lacuna na educação brasileira, ensinando-lhes valores como ética, integridade, respeito, honestidade, não violência, etc.?

Então, este blog foi feito para você.


*****


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O BOM SENSO E O REMORSO 

(PARA SER LIDO PELO FACILITADOR, interagindo com os presentes, conforme orientações em itálico.)

Muitas vezes desejamos ter coisas ou situações que acreditamos ser o melhor para nós, mas que podem acabar sendo prejudiciais. Foi o caso da Aninha, uma garota que, ainda criança, já vivia olhando revistas de moda e admirando a beleza das modelos. Em suas preces pedia a Deus para ser modelo, quando crescesse.
Ao chegar à adolescência, Aninha só se ocupava em procurar produtos que deixassem sua pele mais bonita e lhe embelezassem os cabelos; comia pouco para manter uma silhueta de modelo e acabou ficando anorética. Apesar da magreza, ela se achava gorda, passando a tomar diuréticos e usar laxantes desejando emagrecer ainda mais e acabou precisando ser internada num hospital para tratamento. Com isso, os estudos, que sempre estiveram em segundo plano para ela, ficaram ainda mais prejudicados e ela mal conseguiu completar o ensino fundamental.
Quando seus pais faleceram num acidente aéreo, Aninha, para se manter, foi trabalhar numa loja, como balconista, mas não parava em emprego por causa da sua debilidade física, e sua vida acabou sendo muito sofrida.
Na opinião de vocês qual foi o erro de Aninha?
O facilitador deve incentivar respostas.

Aninha desejava intensamente ser modelo e fez o possível para consegui-lo, mas de uma forma insensata, sem pensar nos resultados.
Nós podemos e até devemos correr atrás dos nossos sonhos, mas sempre com equilíbrio, usando a razão, o bom senso. Mas também é importante manter uma atitude tranquila, sem desespero.
Muitas pessoas se entregam inteiramente a tentar realizar seus sonhos, e quando não conseguem ficam frustrados, desanimados e se afundam na depressão. Isto não é saudável, não é bom.
Sempre é bom lembrar que na vida existem muitos caminhos. Se um deles se fecha à nossa frente, o que devemos fazer?
O facilitador deve incentivar respostas.

Agora vamos falar sobre remorso. Quem de vocês já sentiu remorso alguma vez?
O facilitador deve incentivar respostas.

Vocês sabem por que a gente sente remorso?
O facilitador deve incentivar respostas.

Vejamos o que diz Vitor Hugo sobre isso.
Para quem não sabe, Victor Hugo foi um escritor e poeta francês muito conceituado. Dentre outras obras famosas, ele foi o autor dos romances, “Os miseráveis” e “O Corcunda de Notre Dame”.
Victor Hugo viveu na França, no século XIX. Certa vez, ele disse: “Escuta tua consciência antes de agir, porque a consciência é Deus presente no homem”. 
Interessante, não acham?
Sentimos remorso quando transgredimos as leis de Deus, ou leis cósmicas. Como elas estão presentes em nossa consciência, sempre que agimos em desacordo com elas, geramos conflito entre nossas ações e nossa consciência.
Esse conflito gera desarmonia interior e remorso, e isto pode nos levar à depressão, ou a desenvolver outras formas de doenças conhecidas como psicossomáticas.
Essas leis divinas, ou cósmicas, de que falamos, estão impressas na consciência do ser humano. Tanto isto é verdade que, desde eras primitivas, as pessoas já tinham noções de honestidade, justiça, fraternidade, respeito, etc. De onde viriam essas noções, a não ser do próprio espírito humano, de sua consciência? Com essas noções, os povos antigos iam estabelecendo suas leis, de acordo com a própria cultura. É possível perceber também que essas leis evoluem, vão se tornando mais justas e mais sábias de acordo com a própria evolução das comunidades humanas.
O remorso é um sentimento muito ruim. Quando sentimos remorso por alguma coisa errada que fizemos, ficamos mal com nós mesmos. Por isso, sempre que fizermos alguma coisa errada, que nos crie remorso, é muito importante procurar corrigir o erro, pedir desculpas, enfim, fazer o possível para aliviar a consciência.
Quem de vocês tem facilidade para pedir desculpas levante a mão.
Agora, quem tem dificuldade para pedir desculpas levante a mão.
O facilitador deve socializar, lembrando que não é vergonha pedir desculpas, ou pedir perdão. Ao contrário, é uma atitude nobre e, além disso, alivia a consciência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão...serão muito bem vindos.