Você convive com CRIANÇAS?

Filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos... alunos... Já pensou em suprir junto a eles a grande lacuna na educação brasileira, ensinando-lhes valores como ética, integridade, respeito, honestidade, não violência, etc.?

Então, este blog foi feito para você.


*****


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PARA TERMOS UM MUNDO MELHOR.

Se quisermos um mundo melhor para o futuro, todos nós precisamos colaborar. Se as crianças e os adolescentes começarem desde logo a assimilar e a vivenciar os valores de que tratamos aqui nos nossos encontros, quando forem adultos, serão mais uma força do bem a se somar a todos aqueles que já se esforçam para melhorar nosso planeta.
Perceberam a importância das crianças e dos adolescentes nesse processo para tornar o mundo melhor?

Mas é preciso que não se importem com as críticas ou com as dificuldades que as pessoas sempre encontram quando querem viver e agir da forma certa.
Vocês poderão encontrar colegas, amigos, ou até mesmo pessoas da família que pensam de maneira diferente, que são briguentos, desonestos ou preguiçosos, que são orgulhosos ou ambiciosos e não têm respeito. É bem possível que encontrem outros que usam drogas e que vão fazer de tudo para levar vocês também ao vício, mas lembrem-se de uma coisa, é muito fácil a pessoa tornar-se viciada. O difícil está em conseguir abandonar o vício. Eles dirão que só uma vez não tem importância, que não vicia... Mas é exatamente assim que acontece. A pessoa usa uma vez, depois usa mais outra e, quando se dá conta, não consegue mais parar, porque já entrou nesse caminho,  um caminho que lhe trará muito sofrimento.
E é bom lembrar que o álcool também é uma droga que vicia, gerando infinitos sofrimentos.
Então, se queremos para o nosso futuro uma vida mais plena, mais equilibrada, mais feliz, essa responsabilidade é de cada um de nós.
Todos já sabemos o que é ser uma pessoa do bem, uma pessoa dessas que todo mundo admira por causa das qualidades, por causa do caráter. Essa é uma admiração boa, saudável.
Outra forma de contribuirmos para a construção de um mundo melhor é contagiando outras pessoas com esses valores de que temos falado.
O facilitador deve incentivar os presentes a se manifestarem sobre os assuntos que foram tratados e conduzir a conversa para uma salutar troca de ideias.

Vamos agora fechar os olhos e respirar fundo para relaxar... (dez segundos)
Imaginemos que estamos no campo, junto a um riacho, vendo a água cristalina correndo alegremente por sobre o leito de areia... (cinco segundos)
Em torno de nós, está o verde da vegetação, e a luz do Sol acaricia suavemente a nossa pele... (cinco segundos)
Respiremos profundamente, sentindo o ar penetrar em nossos pulmões, levando oxigênio para o corpo... levando vida para o nosso corpo... (dez segundos)
Eu vou agora fazer uma prece de gratidão ao Criador, pelas coisas tão boas e tão belas que criou, e vocês acompanham só pensamento:
“Senhor da Vida, nós te agradecemos pela terra que nos sustenta... pela água que é tão importante para nossas vidas... Agradecemos pelo ar que respiramos... e pelo Sol que nos dá vida e calor. Agradecemos pelo amor, pela amizade e pedimos que nos ajude sempre a ser pessoas do bem, a vivenciar os valores mais nobres do espírito. Pedimos também que nos proteja e a toda a nossa família e que ajude a humanidade a encontrar caminhos para a paz. Assim seja.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão...serão muito bem vindos.